Citroën 19_19 é um carro elétrico autônomo para longas viagens

A Citroën apresentou nesta segunda-feira (13) o radical 19_19 Concept. É um protótipo de carro elétrico autônomo para longas viagens. O carro-conceito é focado no conforto extremo e faz parte das comemorações de 100 anos da marca francesa. O próprio nome marca um século de fundação da fabricante, com o veículo usando tecnologia do Ami One, projeto para um carro urbano totalmente autônomo.

O Citroën 19_19 tem cabine suspensa totalmente envidraçada e usa uma nova versão modificada da suspensão hidráulica progressiva da marca, presente no novo C5 Aircross. O conceito em forma de lágrima foi inspirado no mundo da aviação, com um trem de força exposto e sensores Lidar montados no teto para evocar os estabilizadores horizontais de uma aeronave. As barras de luz de LED dianteira e traseira incorporam o logotipo dual chevron da Citroën.

Citroën 19_19 conta com alta tecnologia

Interior do Citroën 19_19 busca oferecer o máximo conforto

Os espelhos retrovisores são substituído por câmeras digitais. As imagens são transmitidas para telas de LCD instaladas nas portas dentro da cabine. O 19_19 Concept tem enormes rodas de 30 polegadas e pneus conceituais projetados em parceria com a Goodyear. Cada um deles utiliza sensores que comunicam as condições da estrada ao automóvel quando conduzido em modo autônomo.

Os pneus também foram fabricados com um composto personalizado inspirado numa esponja natural concebida para melhorar a tração em condições climáticas adversas e reduzir o ruído dentro da cabina. O Citroen 19_19 fará sua estreia diante do público no show tecnológico da Vivatech, em Paris, no final desta semana. De acordo com a fabricante, o carro é uma “verdadeira sala de estar sobre rodas”, com um interior destinado a parecer uma extensão da casa dos passageiros.

Carro usa inteligência artificial no modo autônomo

19_19 tem rodas de 30 polegadas

Os bancos dianteiro e traseiro podem ser regulados para oferecer o máximo de conforto. O banco do motorista do 19_19 tem almofadas espessas e foi produzido com uma lateral para a sensação de direção esportiva. Já o passageiro da frente tem à disposição uma chaise longa, como em um voo de classe executiva. Os dois são separados por um console central de mármore feito de compósito leve.

Os passageiros traseiros têm um banco semelhante a um sofá com uma malha de tecido parecida a uma bungee. O painel flutuante mínimo do carro da Citroën é separado em duas camadas. Elas têm elementos mostrados em um head-up display acima da linha de cintura. Um assistente de direção que usa inteligência artificial é acionado quando o 19_19 entra no modo autônomo. O sistema de infoentretenimento pode ser projetado na janela abaixo do painel, que também dá aos passageiros uma visão da estrada em frente.

Citroën 19_19 tem autonomia de 800 km

O Citroën 19_19 foi concebido para longas viagens

Outro mostrador digital está embutido no volante de um único raio, que pode ser recolhido no painel quando o carro está no modo autônomo. O Citroën 19_19 Concept tem tração nas quatro rodas. Ele tem dois motores elétricos que entregam em conjunto 462 cavalos de potência e 81,57 kgfm de torque. As projeções apontam que o protótipo faz de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h.

Uma bateria de 100kWh garante até 800 quilômetros de alcance no padrão WLTP. De acordo com a Citroën, o 19_19 pode atingir até 612 km de autonomia com uma carga de 20 apenas minutos em um equipamento carregamento rápido. Além disso, a tecnologia indutiva permite o carregamento sem cabos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *