Dhabiyan é um exótico SUV de 15 m e 10 rodas

O Dhabiyan é, no mínimo, um exótico veículo de 15 metros de comprimento e dez rodas. Apresentado como o maior SUV do mundo, é um modelo único (one off) feito sob encomenda para o sheik Hamad Bin Hamdan Al Nahyan, dos Emirados Árabes Unidos, conhecido como proprietário de uma das coleções de carros mais bizarra do mundo. “The Rainbow Sheik” (“O Sheikh Arco-íris”, em português), como ele é chamado, tem 63 anos e um enorme acervo de veículos.

Dhabiyan é a mais recente aquisição. Além das particularidades já citadas, o SUV tem 3 metros de altura, 2,5 m de largura e é conversível. Como referência, o Renault Kwid, autodeclarado o SUV dos compactos, tem 3,680 m. Ou seja, o comprimento do veículo do sheik equivale a quatro Kwid enfileirados e ainda sobram 70 centímetros. Além do tamanho, o teto em tecido na cor areia revela que o veículo árabe é conversível. É que é cabine é de um Jeep Wrangler Unlimited.

Dhabiyan tem como base o caminhão militar Oshkosh M1075 (foto acima)

O Dhabiyan tem como base o caminhão militar Oshkosh M1075. Al Nahyan mandou remover toda a carroceria a substituir por um número de peças aleatórias de vários veículos de produção. Por exemplo, a cabine do veículo é de um Jeep Wrangler Unlimited. Logo abaixo aparece a parte traseira de um Dodge Dart, enquanto na frente há faróis da picape Ford F-Series Heavy Duty. O sheik Hamad Bin Hamdan Al Nahyan recebeu o apelido de “O Sheik Arco-íris” quando celebrou seu casamento fazendo a Mercedes-Benz construir para ele um Classe S com todas as cores do arco-íris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *