Ford lança GPS que ensina caminho de volta para aventureiros off-road

A Ford lança novo sistema de navegação para veículos off-road. Ele usa a tática “migalha de pão” para ensinar o caminho de volta para os aventureiros do fora-de-estrada. Para marcar o caminho, um alfinete virtual é aplicado no mapa a cada segundo para que o motorista possa encontrar a trilha de volta.

O nome “migalha de pão” é baseado na fábula de João e Maria, que usavam os pedacinhos para marcar o caminho na floresta. O novo GPS off-road  estreou com a Ford Ranger Raptor lançada na Europa. É uma versão esportiva da picape que não chegará ao mercado brasileiro. O novo GPS da Ford aumenta a liberdade de quem gosta de se aventurar em trilhas fora-de-estrada.

GPS off-road marca o caminho de volta

Alfinetes virtuais marcam o caminho feito pelo motorista da nova Ford Ranger Raptor

Isso porque a falta de sinalização na pista e pontos de referência dificultam a localização e os navegadores convencionais atuam de forma limitada. “A navegação por migalha de pão é uma maneira simples e eficaz de ajudar o motorista a saber exatamente como refazer a sua rota, não importa onde esteja”, afirma diz Leo Roeks, diretor da Ford Performance.

Leia a reportagem

A nova Ranger Raptor foi projetada por essa divisão de preparação de veículos de alto desempenho. A picape está prepara para superar os terrenos off-road mais desafiadores em alta velocidade. Ela é equipada com uma versão biturbo do motor diesel 2.0 EcoBlue, com potência de 213 cavalos e torque de 51 kgfm. A transmissão é automática de dez velocidades, a mesma da F-150 Raptor.

Ford Ranger Raptor tem preço de R$ 203.100 no Reino Unido

A Ford Ranger Raptor também tem também chassi reforçado, suspensão de competição com amortecedores Fox e seis modos de direção para rodar em diferentes tipos de terrenos e ambientes. A nova versão amplia a oferta da Ford Ranger, líder das picapes na Europa. Ela teve aproximadamente 26.700 unidades vendidas no primeiro semestre de 2019. A Raptor tem preço sugerido de 39.895 libras esterlinas no Reino Unido (R$ 203.100).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *