Honda Fireblade 2019 herda tecnologia da MotoGP

A Honda lança no Brasil a CBR 1000RR Fireblade 2019, que herda tecnologia da MotoGP. A nova superesportiva traz atualização principalmente na parte eletrônica. O sistema de controle de torque (HSTC) recebeu uma nova calibração que melhora as respostas do acelerador. Outra novidade é o Wheelie Control (impede a moto de empinar) que agora atua independente do HSTC e permite um melhor ajuste e gerenciamento para cada piloto.

Além disso, a CBR 1000RR Fireblade passa a ter ABS que reduz a tendência da roda traseira perder contato com o solo em caso de frenagens muito fortes.  A informação de aceleração de dois eixos e a ajuda da Unidade de Medição Inercial (IMU), através de sensores de velocidade nas rodas dianteira e traseira, faz com que o modulador do sistema antitravamento do freio ajuste a força de frenagem de acordo com o ângulo de inclinação. 

Honda Fireblade tem painel configurável

Honda Fireblade 2019 está disponível na cor vermelha

A superesportiva da Honda tem painel de instrumentos digital de cristal líquido TFT com três configurações: Street, Circuit e Mechanic. No Street, são mostrados os modos de pilotagem e as configurações de potência (P), torque (HSTC) e freio motor (EB). O modo Circuit acrescenta tempo, número de voltas e diferença da melhor volta.

Leia também

Já o Mechanic exibe o tacômetro digital, a posição da engrenagem, o ângulo de aderência, a temperatura do líquido arrefecedor e a voltagem da bateria. A Honda CBR 1000RR Fireblade tem seis modos de pilotagem: Track (1), Winding (2) e Street (3), que oferecem diferentes combinações de potência, torque e ação do freio motor. A parte mecânica foi mantida na linha 2019.

Fireblade tem motor de 191,7 cv de potência

Conjunto mecânico foi mantido na linha 2019 da Fireblade

A superesportiva conta com um motor de 999,8 cc, quatro cilindros, quatro tempos, DOHC, com arrefecimento líquido. Ele entrega potência máxima de 191,7 cv a 13.000 rpm e torque de 11,82 kgfm a 11.000 giros. O propulsor está acoplado a câmbio de seis velocidades. A Fireblade é oferecida em duas versões.

A SP se diferencia pela suspensão dianteira e traseira da Öhlins. A unidade de controle da suspensão recebe as informações de um acelerômetro de cinco eixos, além de outros sensores, como de velocidade de rodas e ângulo de curva. As duas versões estão disponíveis na cor vermelha. Os preços sugeridos para a Honda CBR 10000RR 2019 para o estado de São Paulo são:

  • Padrão: R$ 71.390
  • SP: R$ 81.590