Jaguar XK120 1954 é restaurado para participar de corridas

A Jaguar restaurou um XK120 1954 e o preparou para participar de corridas. O projeto, que levou 11 meses para ser concluído, foi executado pela Jaguar Classic, divisão da marca destinada aos modelos clássicos. O carro pertence ao modelo britânico David Gandy, um fã da marca. O trabalho realizado usou a técnica de restomod, que mantém o visual clássico, mas usa mecânica moderna.

O XK120 foi o primeira carro produzido pela Jaguar após a 2ª Guerra Mundial. O modelo teve cerca de 12 mil unidades fabricadas entre 1948 e 1961, quando saiu de linha. Após dirigir um carro na Mille Miglia em 2013 (vídeo) e 2014, Gandy disse que sabia que queria ter um na garagem. Porém, ele queria um carro preparado para circuitos, com o com qual poderia competir em eventos de carros clássicos.

Mudanças feitas no Jaguar XK120

Restauração e preparação do Jaguar XK120 levou 11 meses

Para isso, o Jaguar XK120 ganhou tanque de combustível, de competição e para-brisa de duas peças. O motor de 3.4 litros, de seis cilindros em linha, foi reconstruído, o que levou cinco meses e meio. A potência foi aumentada em 46 cavalos, passando dos originais 182 para 228 cv. Além disso, foi instalado um novo câmbio manual de quatro marchas.

Outra modificação foi a instalação de freios a disco na dianteira com pinças de quatro pistões. O traseiro continuou sendo a tambor. O XK120 ganhou ainda novo sistema de exaustão com duas saídas e suspensão com amortecedores reguláveis para ser configurado de acordo com o circuito em que irá rodar. O interior do roadster britânico tem revestimento em couro marrom e bancos de alumínio com design exclusivo, além de um volante um pouco menor, de 15 polegadas de diâmetro.

David Gandy usará o Jaguar XK120 para disputar corridas de carros clássicos

Isso porque Gandy mede quase 1,90 metro de altura e precisava de mais conforto para dirigir. A equipe da Jaguar encontrou o XK120 1954 que foi restaurado na Califórnia (EUA). Após 2.700 horas de trabalho, o roadster foi entregue ao modelo, que agora pode disputar provas com o próprio carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *