Mercedes-Benz apresenta sua visão de futuro sem acidentes

A Mercedes-Benz apresentou a sua visão de um futuro sem acidentes. A fabricante alemã revelou o GLE ESF Concept, um carro-conceito autônomo com uma série de protótipos de sistema de segurança. O ESF (Experimental Sicherheits Fahrzeug, ou Veículo de Segurança Experimental) tem até um robô de aviso de perigo. Em caso de acidente, ele sai da parte traseira, abre um triângulo de aviso no teto.

Em seguida, dirige-se a 200 metros pela estrada para avisar os motoristas que se aproximam do perigo que se avizinha. O SUV traz ainda um projetor a laser na tampa do porta-malas para transmitir mensagens e símbolos na janela traseira. De forma clara, alerta aos outros condutores se, por exemplo, o motorista da GLE ESF parou para permitir que um pedestre atravesse a via.

Mercedes GLE ESF projeta mensagens de alerta

Mercedes-Benz GLE ESF projeta mensagens e libera robô de segurança

 O projetor pode até mesmo exibir imagens da câmera frontal na janela traseira, dando aos outros usuários mais informações sobre o que vem pela frente. Uma tela de LED e uma voz automatizada podem se comunicar com os pedestres que estão prestes a atravessar a via. No interior, o volante retangular do Mercedes-Benz GLE ESF oferece uma melhor visão dos instrumentos e se retrai quando o airbag do motorista é acionado.

Isso permite que a “bolsa saia por cima da roda, em vez de sair diretamente dela”. Este projeto, diz a Mercedes, oferece melhor proteção para motoristas de diferentes alturas. Os ocupantes dos assentos dianteiros também se beneficiam dos airbags laterais de “asa” que os cercam em um acidente. Já os passageiros na parte traseira são protegidos por airbags que saem das costas dos assentos dianteiros.

Há mudanças também na cabine

Pedais e volante se retraem no modo autônomo

Também na cabine há uma luz interior que simula a luz do dia, que ajuda o motorista a permanecer alerta. Há ainda cintos de segurança que são aquecidos para estimular seu uso. A Mercedes também desenvolveu um protótipo de cadeira infantil de fibra de carbono que gira para facilitar a colocação da criança.

Além disso, ela monitora a criança por meio de um monitor cardíaco. Ela possui uma câmera de reconhecimento facial para informar aos pais se a criança está dormindo, sem eles terem que se virar no carro. O assento também é equipado com uma versão para crianças do sistema pré-seguro estabelecido da Mercedes, que automaticamente aperta o cinto de segurança em caso de acidente, para mitigar possíveis lesões.

Mercedes-Benz projeto nova cadeirinha infantil mais segura

Projetado para circular na estrada com carros sem motorista e também convencionais, o GLE ESF Concept pode dirigir sozinho ou ser conduzido por um ser humano. Os pedais do acelerador e do freio se retraem quando o carro entra no modo autônomo. Mas, enquanto a Mercedes-Benz está comprometida com a visão da União Europeia de ter zero morte no trânsito até 2050, a empresa reconhece que, enquanto houver motoristas humanos na estrada, acidentes ainda ocorrerão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *