Nova Yamaha EC-05 é scooter elétrico com bateria substituível

A Yamaha lançou nessa segunda-feira (10) a EC-05, um scooter elétrico com bateria substituível. Ele foi desenvolvido em parceira com a fabricante taiwanesa Gogoro, responsável pela tecnologia e produção. A fabricante japonesa não divulgou as especificações do novo modelo, mas espera-se que sejam as mesmas do Gogoro S2, no qual é baseado.

Ou seja, a autonomia é de 100 quilômetros, com a EC-05 atingindo a velocidade máxima de 95 km/h. A diferença entre os dois scooters elétricos está no design, com o da Yamaha tendo identidade própria. Ele também usa a tecnologia de baterias intercambiáveis. A Gogoro tem mais de 1.000 estações de troca em Taiwan. O novo modelo usa duas baterias, que também podem ser recarregadas em casa.

Yamaha EC-05 começará a ser vendida em agosto

Yamaha EC-05 tem duas baterias, que são substituíveis

A Yamaha EC-05 começará a ser vendida em Taiwan em agosto. As baterias que equipam o scooter são de íons de lítio. A Gogoro S2 tem 10,3 cavalos de potência a 3.000 rpm e 21,72 kgmf de torque. Ou seja, a potência é equivalente ao de uma Honda Elite 125 (9,34 cv a 7.500 giros), que é movida a gasolina, mas o torque é 20,7 vezes maior. De acordo com a fabricante, S2 acelera de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos.

A marca fornece aos clientes um aplicativo para smartphone que permite verificar a carga da bateria e a autonomia disponível. O app também indica o ponto de troca mais próximo. Recentemente, a Yamaha, Honda, Suzuki e Kawasaki se uniram para desenvolver um padrão de baterias substituíveis para motos elétricas.

Um comentário em “Nova Yamaha EC-05 é scooter elétrico com bateria substituível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *