Novo BMW X5 blindado suporta granada e tiros de rifle

O novo BMW X5 blindado suporta explosões de granadas e tiros de rifle. Estas são algumas da características do X5 Protection VR6 2020 lançado nesta terça-feira (27) na Alemanha. O SUV é projetado para oferecer aos clientes privados e proteção de pessoal diplomático contra ataques violentos e crime organizado. O modelo possui uma célula reforçada de segurança de passageiros e um compartimento de bagagens blindado.

O exterior é equipado com painéis de proteção blindados, placas de proteção da parte inferior da carroçaria e vidro de segurança multicamadas de 33 milímetros para o para-brisas, portas e divisórias. Os sistemas de suspensão e frenagem do BMW X5 padrão foram atualizados para compensar todo o peso extra.

BMW X5 tem suspensão reforçada

BMW X5 blindado tem vidro multicamadas de 33 mm de espessura

A marca equipou o modelo com um conjunto de molas de aço reforçado, abafadores mais robustos controlados eletronicamente, freios maiores e um sistema ativo de estabilização de cilindros para controlar melhor o volume agregado do corpo nos cantos. A BMW aponta que o X5 Protection VR6 é resistente a ataques de pistolas e armas de fogo longas usando munição até um calibre  7,62 x 39 mm, como usado no fuzil de assalto AK-47.

Leia também

O SUV também pode suportar explosões de até 15 quilos de TNT a uma distância de 4 metros. Já os painéis de proteção da parte inferior da carroceria podem evitar explosões de granadas de mão. O X5 Protection VR6 também é equipado com um tanque de combustível autovedante que fecha automaticamente os furos causadas por balas ou estilhaços de explosão, evitando a perda de combustível.

SUV tem sistema de fuga pelo porta-malas

Botão de pânico no porta-malas permite a fuga de sequestrado

O SUV blindado tem ainda pneus run-flat com paredes laterais reforçadas, permitindo que o motorista continue sua jornada mesmo se os pneus forem perfurados. Se o proprietário do BMW X5 Protection VR6 se encontrar trancado no porta-malas do veículo, com os seus sequestradores na frente da cabine, pode pressionar um botão de pânico que bloqueia automaticamente as portas da frente, para o veículos e abre o compartimento, permitindo-lhe escapar.

A marca ainda oferece um sistema de gerenciamento do motor pós-colisão reconfigurado, que garante que o X5 não seja desligado e que o fornecimento de energia da cabine não seja interrompido após uma colisão. Isso permite que o motorista faça uma fuga rápida, se necessário.

X5 blindado tem motor V8 de 537 cv

BMW X5 Protection VR6 pode ter luzes piscantes

O X5 Protection VR6 é equipado com o motor a gasolina V8 biturbo de 4.4 litros, que desenvolve 537 cavalos de potência e 76,48 kgmf de torque entre 1.800 e 4.600 rpm. A força é transferida para as quatro rodas através da transmissão automática de oito velocidades. O utilitário esportivo faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a  209 km/h.

O BWM X5 Protection VR6 te como itens de série rodas de liga leve de 20 polegadas e ar-condicionado de quatro zonas. Entre os opcionais estão central multimídia de 12,3 polegadas e sistema de interfone com alto-falante, muito parecido com o equipamento pela polícia norte-americana. Há ainda bancos ventilados e com massagem, câmera de ré e armadura para a bateria.

Para uso militar e diplomático, a marca também oferece luzes de LED piscantes para os para-choques dianteiro e traseiro, faróis montados no teto, sirene e um porta-estandarte para fins de representação diplomática. O preço do X5 blindado não foi divulgado.