Porsche apresenta o 99X para disputa da Fórmula E

A Porsche apresentou nesta quinta-feira (29) o 99X Eletric para a disputa da Fórmula E. O primeiro carro elétrico de competição da marca será pilotado pelo suíço Neel Jani e o alemão André Lotterer na temporada 2019/2020. Todas as equipes da categoria usam o mesmo chassi e as baterias padrão Gen 2, mas têm liberdade para desenvolver os próprios motores.

O Porsche 99X tem motor que desenvolve 340 cavalos de potência no modo de qualificação, a mesma quando é acionado o botão fanboost durante as provas. No modo de corrida, a potência é limitada a 272 cv. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h. O carro tem peso mínimo de 900 quilos, incluindo o piloto, sendo que 385 kg são apenas da bateria.

Porsche 99X usa tecnologia de 800 volts, a mesma do Taycan

Porsche 99X pode atingir os 280 km/h

A bateria do 99X tem capacidade de 52 kWh e de 250 kW de recuperação. O carro da Fórmula E conta com rodas de 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport. Ele usa tecnologia de 800 volts, a mesma do novo Taycan, que será lançado em setembro, e aciona um motor síncrono permanente.

Leia também

O Porsche 99X tem sistema de freio Brembo, com discos de carbono de 278 milímetros na dianteira e 263 mm na traseira. A equipe da Fórmula E será conhecida como Tag Heuer Porsche. A marca diz que a nomenclatura 99X mantém o formato de três dígitos usado em todos os carros de corrida e esportivos de duas portas.

Ela escolheu usar 9 duas vezes “para enfatizar novamente a importância do projeto da Fórmula E para a Porsche”, enquanto o X “representa a abordagem prospectiva e a corrida de protótipos”. Apesar de ter deixado as provas de endurance em 2017 para investir na Fórmula E, a Porsche divulgou que continua comprometida em apoiar seus programas tradicionais de corrida de GT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *