Toyota e Suzuki formam aliança para criar e produzir carros

As japonesas Toyota e Suzuki anunciaram nesta quarta-feira (28) a formação de uma aliança com a compra mútua de ações. As fabricantes vão atuar no desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma, novos veículos e compartilhamento de conjuntos mecânico e outros sistemas. Os detalhes da união incluem a Toyota investindo US$ 910 milhões em uma participação de 4,94% na Suzuki. 

Já a Suzuki adquirirá US$ 452 milhões em ações da Toyota, o que equivale a uma participação de 0,2%. As duas fabricantes disseram em uma declaração conjunta que “pretendem alcançar um crescimento sustentável, superando novos desafios em torno do setor automobilístico, construindo e aprofundando relações de cooperação em novos campos, continuando sendo concorrentes.”

Os primeiros veículos da aliança incluirão dois híbridos da Suzuki para o mercado europeu baseados no RAV4 e no Corolla Wagon. A Toyota também produzirá motores projetados pela Suzuki em sua fábrica na Polônia. As duas marcas também trabalharão juntas no desenvolvimento de híbridos direcionados ao mercado indiano. A Toyota já possui a Daihatsu e a Hino Motors, além de ter uma participação de 16% na Subaru e de 5% na Mazda.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *