Último Saab 9-3 fabricado será vendido após 5 anos

O último Saab 9-3 produzido será vendido cinco anos após deixar a linha de produção. O sedã marca apenas 4,8 quilômetros rodados no hodômetro. Ele será leiloado este ano pela National Electric Vehicle Sweden (NEVS), atual dona da marca. O carro ficará em exposição ao público no Saab Car Museum, em Trollhättan, na Suécia, desta sexta-feira (7) até domingo (9).

O modelo é um 9-3 Aero Turbo, que tem motor a gasolina de 2.0 litros, quatro cilindros. Ele produz 220 cavalos de potência, 35,67 kgfm de torque e está associado a câmbio automático de seis velocidades. O 9-3 teve a produção encerrada inicialmente em dezembro de 2011. A fabricante sueca tinha planos de lançar um modelo totalmente novo no ano seguinte, usando um motor turbo 1.6 de 203 cv fornecido pela BMW.

NEVs tentou retomar a produção do Saab 9-3

NEVS 9-3 EV é atualmente fabricado e vendido na China

No entanto, a marca faliu em 2012 e o novo carro ficou apenas no projeto. Em dezembro de 2013, a NEVS reiniciou a produção do 9-3. Ela fabricou apenas 420 carros usando peças originais, incluindo o exemplar que irá a leilão e que é o último produzido. A empresa encerrou novamente a fabricação do modelo pouco meses depois, em 2014.

Segundo a NEVS, o carro que sobrou era para testes de colisão. Em 2018, a marca começou a produção do 9-3 EV, um sedã elétrico com 300 de autonomia baseado no modelo convencional da Saab. O carro é fabricado e vendido na China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *