Volt Z1 e o 1º carro elétrico 100% argentino

O Volt Z1 Series é o primeiro carro elétrico 100% argentino. O modelo de dois lugares é fabricado em Córdoba pela Volt Motors. Ele começou a ser vendido no país nesta terça-feira (11) por US$ 12.000, algo em torno de R$ 46.200, sem incluir os impostos. A fabricante não divulgou a potência. Os motores são alimentados por uma bateria de lítio. De acordo com ela, a autonomia é de 80 quilômetros e o veículo atinge a velocidade máxima de 55 km/h.

O Z1 somente pode ser usado em espaços fechados, como empresas e condomínios. Ele não está homologado para rodar nas ruas. A falta dessa licença é o que está atrasando o lançamento de outros carros elétricos da Volt, o e1 e o w1. A fabricante estima vender cerca de 500 unidades por ano na Argentina e América do Sul de seu primeiro modelo.

O carro foi totalmente desenhado, desenvolvido e produzido no país. O Z1 é comercializado em três configurações. A Work é voltada para o transporte de carga leves; Shuttle, pessoas; e Sport, campos de golfe. O carro foi projetado para atender as necessidades de movimentação de pessoas e cargas leves em espaços fechados, como empresas, hotéis, aeroportos, clubes, condomínios, clubes esportivos e campos de golfe, entre outros.

Volt Z1 transporta até 300 kg de carga

Volt Z1 pode ser usado para transporte de pessoas e cargas leves

O Volt Z1 compartilha a plataforma com o e1 (vídeo) . Uma de suas características é não ter as portas laterais e traseira. De acordo com a empresa, a bateria pode ser recarregada em 6 horas em um carregador rápido. É o suficiente, acrescenta, para o veículo rodar por 12 horas. A fabricante diz que a vida útil da bateria de lítio é de cerca de 10 anos.

O carro elétrico é produzido com material compósito e fibras de alta tecnologia, como carbono e aramida. As luzes do Volt Z1 são de LED. O microcarro tem 2,8 metros de comprimento, 1,7 m de largura e 1,5 m de altura. O tamanho é proporcional ao do smart FowTwo. Segundo a fabricante, o modelo proporciona uma economia de 90% do custo de operação em comparação com veículos movidos a combustíveis fósseis.

O Z1 pesa cerca de 450 quilos e pode transportar aproximadamente 300 kg de carga. O veículo conta com freios regenerativos, com parte da energia gerada na frenagem sendo convertida em energia elétrica e armazenada na bateria.

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