Volvo inicia operação com o Vera, seu 1º caminhão elétrico autônomo

A Volvo Trucks iniciará a operação de seu primeiro caminhão elétrico autônomo. É o Vera, que será usado para transporte de contêineres no terminal portuário de Gotemburgo, na Suécia. A projeto será desenvolvido em parceria com a DFDS, empresa de balsas e logística. O objetivo é utilizar o veículo em uma aplicação real.

Outros dois projetos com caminhões autônomos estão sendo desenvolvidos, um nos Estados Unidos e outro também na Suécia. O Volvo Vera será usado para o transporte contínuo de mercadorias um centro logístico da DFDS para uma instalação portuária da APM Terminals em Gotemburgo, para distribuição em todo o mundo. O caminhão chama a atenção por não ter cabine, sendo comandado a distância.

Volvo Verá é operado a distância

Volvo Vera chama a atenção por não ter cabine

O veículo circulará até a 40 km/h, com monitoramento realizado por uma torre de controle. O projeto é o primeiro passo para usar o Volvo Vera em uma tarefa real de transporte em vias públicas pré-definidas em uma área industrial.

“Agora temos a oportunidade de utilizar o Vera em um cenário ideal e desenvolver ainda mais seu potencial para outras operações similares”, disse Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da Volvo Trucks. A empresa continuará a desenvolver a solução de transporte autônoma antes de poder estar totalmente operacional.

Volvo Vera foi mostrado pela 1º vez em 2018

“Agora temos a oportunidade de utilizar o Vera em um cenário ideal”, disse Mikael Karlsson, vice-presidente de Soluções Autônomas da Volvo Trucks

“O transporte autônomo com baixos níveis de ruído e emissões de escape zero tem um papel importante a desempenhar no futuro da logística e beneficiarão tanto as empresas como a sociedade. Vemos essa colaboração como um começo importante e queremos impulsionar o progresso nessa área”, acrescentou Karlsson.

O Volvo Vera foi apresentado em 2018 como a primeira solução elétrica, conectada e autônoma da marca. O caminhão foi projetado para tarefas repetitivas em centros logísticos, fábricas e portos. Segundo a fabricante, o veículo é adequada para curtas distâncias, transportando grandes volumes de mercadorias com alta precisão. A empresa não divulgou os detalhes técnicos do Vera.

Um comentário em “Volvo inicia operação com o Vera, seu 1º caminhão elétrico autônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *